top of page

SBI - Associação Benfeitores de Interlagos

DJI_0020.jpg

SBI - Associação Benfeitores de Interlagos

Quem somos

A ONG SBI – Associação Benfeitores de Interlagos, fundada em 10 de janeiro de 1963, é uma associação de moradores que tem por objetivo, zelar pelo bairro, preservando a fauna, flora e uso adequado dos imóveis, conforme determina a lei de zoneamento, mantendo o bem-estar de morar em um bairro tombado, não permitindo que a depredação e usos inadequados desvalorizem as propriedades.

 

Já registrou, ao longo de sua existência, momentos de grande mobilização sempre em prol da qualidade de vida do nosso Bairro.

 

Composta por moradores voluntários do bairro tem como fonte de renda a doação voluntária de moradores.

Bolsão Residencial de Interlagos: fomos responsáveis pelo projeto, realização de todas as etapas comprobatórias da adoção dos moradores, aprovação junto a todos os órgãos da Prefeitura e implantação do mesmo.

 

Defendemos o Bolsão Residencial de Interlagos contra Ação Civil Pública do MP Estadual por mais de 20 anos. Esta Ação já está transitada em julgado, e temos a missão de reconstruir os bloqueios destruídos nestes 20 anos, uma vez que esta Ação impedia manutenções nos bloqueios e melhorias no mesmo.

 

Lutamos incansavelmente pela manutenção e sobrevivência do Laguinho de Interlagos, contra as invasões do comércio e atividades irregulares na Zona Estritamente Residencial – ZER – de Interlagos; com a atuação da PMSP-CS revertemos vários casos de uso irregular da área, e, contra o barulho urbano, principalmente vindos dos Estabelecimentos (Bares, Casas Noturnas, Restaurantes) da Av. Atlântica.

 

Acompanhamos e participamos nas audiências públicas referente ao processo de concessão do Autódromo e seus impactos ao bairro.

 

Participamos constantemente no Conselho Gestor do Parque do Laguinho além de termos representantes no Conselho Gestor do Parque da Barragem e Parque do Castelo.

 

Encabeçamos a Ação Civil Pública, julgada até agora procedente, que impede a implantação irregular de Projeto da SVMA no Laguinho, inclusive rechaçado pela população de Interlagos, bem como, o processo de TOMBAMENTO AMBIENTAL do Bairro de Interlagos que acrescenta segurança jurídica inibindo distorções urbanas que possam vir de ações da Prefeitura ou Estado.

Quem somos
laginho

Parque Comandante Jacques Cousteau

Laguinho

SK014.JPG
SK010.JPG
DJI_0002.jpg

Preservação de espécies nativas

Lar e refúgio de animais silvestres

Preservação de remanescentes da Mata Atlântica

O Parque Jacques Cousteau ou Parque do Laguinho, localiza-se na margem direita da Represa Guarapiranga, a área apresenta grande importância para a região de manancial, pois a presença de áreas verdes em bacias hidrográficas geralmente resulta em um nível mais elevado de qualidade da água por simplesmente não poluir ou pela regulação da erosão do solo que proporcionam, diminuindo a carga de sedimentos e posterior assoreamento.


Criado em 1927, o Viveiro Operacional de Interlagos, atualmente denominado Parque Jacques Cousteau (que é carinhosamente chamado pela população de Laguinho), surgiu da idéia do Engenheiro britânico Louis Romero Sanson, responsável pelo projeto da “Cidade Satélite de Interlagos” - o projeto veio acompanhado da proposta de se construir uma área verde dotada de infraestrutura, visando o equilíbrio ambiental do espaço urbano.

Com uma área de 67.326 m² localizado entre as Ruas Catanumi, Norman Prochet, Raul Tabajara e Avenida Louis Romero Sanson, a área apresenta um remanescente de Mata Atlântica, nascentes, além de uma rica biodiversidade. Durante muitos anos o local foi utilizado unicamente como viveiro de mudas ornamentais e frutíferas pela atual Subprefeitura Capela do Socorro.

O lago ocupa cerca de três quartos da área total do Parque e abriga jacarés e espécies nativas de peixes como lambari, cascudo e guarú. Em quadras e canteiros especialmente construídos, foram cultivadas plantas ornamentais anuais e perenes de forração e arbustivas, tais como: Iris, onze-horas, lírio, gladíolo, papoula, bico-de-papagaio, entre outras, num total de quarenta espécies, com média mensal de produção de 7.700 mudas até o ano de 1998. Várias árvores frutíferas também foram espalhadas pelo local.

Cerca de 50 espécies de fauna vivem no parque, sendo 48 de aves. No bosque, observam-se papagaios, periquitos, tiribas, juriti-gemedeira, beija-flor-de-peito-azul, alma-de-gato, sabiás, risadinha, bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho, peitica, pitiguari, sanhaçus, saí-canário, saíra-viúva e fi-fi-verdadeiro, além do simpático esquilo caxinguelê. No lago, biguá, biguatinga, frangos-d’água (comum e o azul), garças e socós, ananaí, irerê e martim-pescador coabitam com um reptiliano furtivo, o jacaré-de-papo-amarelo, espécie endêmica de Mata Atlântica. Também se enquadra nessa categoria a tiriba-de-testa-vermelha, o periquito-rico e o arredio-pálido. Peitica e suiriri figuram as espécies migratórias.
DJI_0029.jpg
Bolsão de Intelagos

Bolsão Residencial de Interlagos

Entenda onde você mora!

Mapa_Bolsao.jpg
IMG-20200910-WA0004 (1).jpg

O bairro foi criado em meados de 1940 e tem hoje aproximadamente 1500 imóveis ocupados com um total estimado de 4000 pessoas morando dentro do bolsão residencial.

Veja abaixo características de uso do solo na área do Bolsão de Interlagos:

  • As restrições mais fortes para o uso e construção nesta área fazem parte das Restrições de Loteamento. Estas Restrições de Loteamento se sobrepõem a qualquer Lei Municipal, Estadual ou Federal e impõem que somente poderão ser construídas residências unifamiliares. Sendo mais direto, mesmo que exista uma lei municipal que permita colocação de Torre de transmissão de Celulares em ZER, na área do Bolsão esta não vale por causa das  Restrições de Loteamento. A exploração comercial é terminantemente proibida, qualquer tipo de comercio é proibido, exceção feita há alguns imóveis em situação bem específica.

  • Toda área do bolsão está inserida no zoneamento (Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo -LPUOS) como Territórios de preservação – zona: ZERa – Zona Exclusivamente Residencial Ambiental: áreas destinadas exclusivamente ao uso residencial com predominância de lotes de grande porte, localizadas na Macrozona de Proteção e Recuperação Ambiental. Tal enquadramento só fortalece as Restrições de Zoneamento.

 

  • O bairro se encontra na Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais : APRM Guarapiranga, regulamentada pelo Decreto Estadual 51.686, de 22 de março de 2007. Estar nessa área, faz de Interlagos um bairro diferenciado em relação a outros. Aqui deveríamos ter políticas diferenciadas de tratamento de águas (esgoto / aguas pluviais) coisas totalmente esquecidas pelo Prefeitura e Estado de São Paulo.

IMG-20200827-WA0011.jpg
DJI_0146.jpg
  • O bairro de Interlagos é Tombado Ambientalmente pela RESOLUÇÃO NO. 03/CONPRESP/2004, que reforça mais ainda as restrições construtivas e de transformações, ou seja o conjunto urbano constituído pelo Bairro de Interlagos é considerado de inestimável valor ambiental, paisagístico, histórico e turístico. O padrão de ocupação dos lotes é diferenciado, uma vez que decorre de significativa densidade arbórea e alta porcentagem de solos permeáveis capazes de garantir climas urbanos mais amenos para a Cidade como um todo. O Bairro de Interlagos é inerente à Represa Guarapiranga igualmente de inestimável valor ambiental, paisagístico, histórico e turístico.
     

  • A SBI - Associação Benfeitores de Interlagos – sbinterlagos.org.br está presente para vigiar a atuação do Poder Público, aconselhar moradores sobre problemas que fogem as considerações acima, agir concretamente contra as irregularidades do Poder Público ou de indivíduos que querem se aproveitar do Bairro e, principalmente, ser a voz dos moradores com os representantes do poder público.

Informações SBI

CNPJ: 61.581.427/0001-15

Interlagos, São Paulo - SP, Brasil

+55 11 94295-0055

Contato
whatsapp
10000484_edited.png
A SBI tem um grupo de Whatsapp. Entre através do QR Code abaixo e participe com sua opinião e suas queixas.
qr_code_whatsapp.png
bottom of page