PARA UMA REFLEXÃO
CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS – HABITAT II
Os espaços verdes e a cobertura vegetal nas áreas urbanas e peri-urbanas, são essenciais para o equilíbrio biológico e hidrológico e o desenvolvimento econômico. A vegetação cria habitats naturais e permite uma melhor absorção da água das chuvas por meios naturais, o que supõe um progresso na gestão dos recursos da água. Portanto, as áreas verdes e as matas desempenham uma função importante no que se refere à redução da contaminação do ar e cria condições climáticas mais adequadas, melhorando desta forma o meio de vida nas cidades
Todas as pessoas têem direitos e devem aceitar ao mesmo tempo sua responsabilidade, respeitar e proteger os direitos dos demais, inclusive os das gerações futuras e de contribuir ativamente para o bem comum.
Assentamentos humanos sustentáveis são aqueles que, entre outras coisas, geram um sentido de cidadania e identidade, cooperação e diálogo em prol do bem comum e um espírito de serviço voluntário e de participação cívica, onde todas as pessoas recebem apoio e tem a oportunidade de participar em pé de igualdade na tomada de decisões e no desenvolvimento

Entenda Onde Você Mora!!

Veja abaixo características de uso do solo na área do Bolsão de Interlagos:
- As restrições mais fortes para o uso e construção nesta área fazem parte das Restrições de Loteamento.
- Estas Restrições de Loteamento se sobrepõem a qualquer Lei Municipal, Estadual ou Federal.
- Estas Restrições impõem que somente poderão ser construídas residências unifamiliares. Sendo mais direto, mesmo que exista uma lei municipal que permita colocação de Torre de transmissão de Celulares em ZER, na área do Bolsão esta não vale por causa das Restrições de Loteamento.
- Exploração comercial é terminantemente proibido. Qualquer tipo de comercio é proibido, exceção feita há alguns imóveis em situação bem específica.
- Toda área do bolsão está inserida no zoneamento (Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo -LPUOS) como Territórios de preservação – zona: ZERa – Zona Exclusivamente Residencial Ambiental: áreas destinadas exclusivamente ao uso residencial com predominância de lotes de grande porte, localizadas na Macrozona de Proteção e Recuperação Ambiental. Tal enquadramento só fortalece as Restrições de Zoneamento.
- O bairro se encontra na Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais : APRM Guarapiranga, regulamentada pelo Decreto Estadual 51.686, de 22 de março de 2007. Estar nessa área, faz de Interlagos um bairro diferenciado em relação a outros. Aqui deveríamos ter políticas diferenciadas de tratamento de águas (esgoto / aguas pluviais) coisas totalmente esquecidas pelo Prefeitura e Estado de São Paulo.
- O bairro de Interlagos é Tombado Ambientalmente RESOLUÇÃO NO. 03/CONPRESP/2004, que reforça mais ainda as restrições construtivas e de transformações, ou seja:
- O conjunto urbano constituído pelo Bairro de Interlagos é considerado de inestimável valor ambiental, paisagístico, histórico e turístico;
- O padrão de ocupação dos lotes é diferenciado, uma vez que decorre de significativa densidade arbórea e alta porcentagem de solos permeáveis capazes de garantir climas urbanos mais amenos para a Cidade como um todo;
- O Bairro de Interlagos é inerente à Represa Guarapiranga igualmente de inestimável valor ambiental, paisagístico, histórico e turístico.
- A SBI- Associação Benfeitores de Interlagos – sbinterlagos.org.br está presente para vigiar a atuação do Poder Público, aconselhar moradores sobre problemas que fogem as considerações acima, agir concretamente contra as irregularidades do Poder Público ou de indivíduos que querem se aproveitar do Bairro e, principalmente, ser a voz dos moradores com os representantes do poder público.

Represa de Guarapiranga